Espécies

Nessa pagina estão descritas as principais características das espécies domésticas que possuem um exemplar no MUSV.


BOVINA

Espécie: Bos taurus
Os bovinos são mamíferos ungulados, artiodáctilos e ruminantes, aqueles que possuem quatro estômagos. O macho desta espécie é denominado touro quando inteiro (não castrado) e boi quando castrado, a fêmea chama-se vaca e o filhote bezerro, que quando mais velho, torna-se novilho ou garrote.
São animais domésticos, herbívoros, distribuídos por todos os continentes e possuem grande importância na produção de carne e leite. São essencialmente gregários, ou seja, vivem em grupo. E dentro desses grupos, desenvolvem uma hierarquia, havendo os animais dominantes, submissos e os líderes.
Esta espécie possui duas subespécies, Bos taurus indicus (Zebuína) e Bos taurus taurus (Taurina). O Bos taurus indicus é de origem asiática e suas principais características são a rusticidade e capacidade de adaptação ao clima tropical e a variedade de alimentos. Além disso, algumas características físicas são a corcova ou cupim; cabeça comprida e estreita; orelhas compridas, pendentes e pontiagudas; chifres compridos e pelos curtos e lisos.
O Bos taurus taurus é de origem europeia e tem como principal característica a maior capacidade de produção. As características físicas são a ausência do cupim; cabeça curta e larga; orelhas curtas com pontas arredondadas; chifres curtos e pelos longos e grossos.
Bovino holandês IFSULDEMINAS em estação
Vaca taurina - Setor de
bovinocultura leiteira do
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Bezerro Holandês IFSULDEMINAS
Bezerro taurino - Setor de 
bovinocultura leiteira do 
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Boi ifsuldeminas
Boi zebuíno - Setor de
bovinocultura de corte do
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Boiada zebuína
Bovinos zebuínos - Setor de
bovinocultura de corte do
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho





CANINA

Espécie: Canis lupus familiaris
Os cães são mamíferos onívoros e foram os primeiros animais a serem domesticados pelo ser humano. A espécie ganhou grande espaço na sociedade ao longo da evolução, com cargos de serviços (cães de polícia e de guarda) e como parte de algumas famílias. Estes animais podem ter diferenças em sua anatomia devido à grande variedade de raças dentro da espécie. Sendo interessante pontuar anatomicamente estas diferenças.  São animais parecidos com lobos, tendo seu corpo totalmente coberto por pelo. Possuem comportamentos, em geral, semelhante ao de seus ancestrais sendo protetores e vivendo em comunidade.

Cachorro amarelo, doliocefálico
Canino doméstico
Cachorro branco - estação doliocefálico
Canino doméstico
Cachorro amarelo - Laika IFSULDEMINAS
Canino doméstico
Caninos domésticos






CAPRINA

Subespécie: Capra aegagrus hircus

Os caprinos são animais ungulados, mamíferos e considerados pequenos ruminantes. As fêmeas são denominadas cabras, os machos bodes e os filhotes são cabritos. Os caprinos selvagens tem como habitat natural regiões montanhosas do centro e sudeste asiático, sul da Europa, norte da África e da América do Norte. Já os caprinos domésticos habitam todos os continentes do planeta, isso só é possível devido a grande capacidade de adaptação a diversos ambientes e alimentos. A alimentação desses animais é a base de plantas forrageiras , brotos e ramos de espécies e porte variados, arbustos e árvores, além de capins, silagens, fenos, tubérculos e concentrados. São animais com membros curtos, cabeça relativamente pequena, com perfil nasal retilíneo e cauda curta e ereta. Os cornos, assim como a barba são presentes em ambos os sexos.
Caprino em estação - instituto federal muzambinho
Cabra - Setor de caprino/ovinocultura
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Cabritinhos - instituto federal campus muzambinho
Cabritos - Setor de caprino/ovinocultura
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Cabritinhos - instituto federal muzambinho
Caprinos  - Setor de caprino/ovinocultura
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Face de cabras instituto federal muzambinho
Caprinos - Setor de caprino/ovinocultura
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho







CUNÍCOLA
 

Subespécie: Oryctolagus cuniculus domesticus
Os coelhos domésticos são mamíferos que podem ser encontrados em todo o mundo. Sua alimentação é herbívora baseada em folhas, caules, raízes, alguns tipos de grãos e legumes, além de ração. Naturalmente, têm hábitos noturnos, mas domesticados podem ter hábitos diurnos. Apresentam comportamento de cavar buracos e, apesar de possuírem algumas características semelhantes, não são considerados roedores, mas sim lagomorfos. 
As características físicas mais marcantes são as orelhas grandes e pontiagudas, a cauda pequena em formato de “pompom” e o corpo arredondado.

Coelho preto
Coelho Nova Zelândia Negro - Setor
de cunicultura IFSULDEMINAS
- Campus Muzambinho
Coelho branco
Coelho Nova Zelândia Branco - Setor
de cunicultura IFSULDEMINAS
- Campus Muzambinho
Coelho Nova Zelândia Vermelho - Setor
de cunicultura IFSULDEMINAS
- Campus Muzambinho
Filhote de coelho Borboleta - Setor
de cunicultura IFSULDEMINAS
- Campus Muzambinho









EQUINA

Subespécie: Equus ferus caballus

Os cavalos são animais mamíferos. A fêmea é denominada égua, o macho inteiro (não castrado) é garanhão, o macho castrado é capão e o filhote é potro. Os animais dessa subespécie são domesticados, por isso habitam todos os continentes. Cavalos são herbívoros pastadores, sua alimentação consiste em gramíneas e feno, podendo ser alimentados por ração, grãos como milho e cevada, e vegetais, como a cenoura. Apresentam uma face estreita, focinho largo, olhos grandes e orelhas pontiagudas. O peso, tamanho e pelagem variam bastante de acordo com a raça que pertencem, possuindo membros longos terminados no dedo médio munido com casco.
Cavalo alazão em estação
Garanhão - setor de equideocultura
IFSUDEMINAS - Campus Muzambinho

Cavalo
Égua - setor de equideocultura
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Cavalo Albino
Égua albina - Setor de equideocultura
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho









FELINA

Espécie: Felis silvestris catus

Os gatos são mamíferos carnívoros que estão em processo de domesticação. Possuem algumas características físicas marcantes como as garras retráteis e os bigodes com função sensorial. Sua anatomia apresenta pequenas variações dentro da espécie devido às diferentes raças. São predadores, por isso têm os sentidos de visão, audição e olfato aguçados.
Sua alimentação é naturalmente carnívora estrita, baseada em pequenos animais como roedores e lagartos. Os gatos são muito higiênicos e dedicam grande parte do tempo à auto-limpeza, além disso têm comportamento solitário, hábitos noturnos proveniente de seus ancestrais. São os únicos mamíferos capazes de ronronar - o ruído produzido na garganta quando sentem sensações de prazer e conforto ou dor e medo, em menor frequência.
Gato preto
Felino doméstico
Felino doméstico
Felino doméstico
Gato siamês
Felino doméstico










OVINA

Espécie: Ovis aries

Os ovinos são animais ungulados, mamíferos e considerados pequenos ruminantes produtores de lã. As fêmeas são denominadas ovelhas, os machos carneiros e os filhotes são cordeiros. Os ovinos selvagens habitam montanhas do hemisfério norte, já os domésticos habitam todo o mundo. A alimentação é herbívora com grande variedade de alimentos, sendo os principais, as gramíneas, fenos e silagens. São animais robustos, de membros curtos, perfil nasal convexo, cauda longa e caída. Ambos os sexos possuem cornos de conformação redonda e espiralada, presentes a depender da raça.
Cordeiro - Setor de caprino/ovinocultura
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Ovelhas - Setor de caprino/ovinocultura
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Carneiros - Setor de caprino/ovinocultura
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

Rebanho ovino pastejando - setor de
 caprino/ovinocultura IFSULDEMINAS
 Campus Muzambinho












SUÍNA

Subespécie: Sus scrofa domesticus
Os porcos domésticos são mamíferos, bunodontes não ruminantes. Nesta subespécie, as fêmeas nulíparas são denominadas marrãs, as multíparas são porcas, os machos inteiros (não castrados) são os cachaços e os filhotes são os leitões. Os porcos selvagens podem habitar em florestas coníferas e mistas, já os domésticos habitam todo o mundo devido a sua capacidade de adaptação. A alimentação é onívora, baseada em gramíneas, raízes, frutas e sementes, podendo incluir rações e até mesmo pequenos répteis. São animais maciços e robustos, com patas curtas terminadas em quatro dedos com cascos e cauda curta espiralada.

Porco macho
Cachaço - Setor de suinocultura
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Porquinhos
Leitões - Setor de suinocultura -
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Porquinho
Leitão - Setor de suinocultura
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
Leitaozinho
Leitão - Setor de suinocultura
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho