Trabalhos Desenvolvidos

PARTICULARIDADES DA MONTAGEM DE ESQUELETO SUÍNO: relato de experiência


A confecção de um esqueleto possui grande importância para os acadêmicos do curso de medicina veterinária, assim como despertar a curiosidade sobre o funcionamento do sistema esquelético animal. O objetivo desse trabalho é descrever a técnica utilizada na montagem de uma fêmea suína para exposição no Museu de Anatomia Veterinária do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho (MUSV). Após a remoção de todos os tecidos iniciou-se o processo de clareamento e em seguida os ossos foram levados para o setor de montagem de esqueletos do MUSV e deu início ao processo de montagem. Para isto, os ossos foram fixados em sua posição anatômica, considerando o animal em estação. Durante as visitas monitoradas ao MUSV, o esqueleto em questão, se destaca, gera curiosidade e admiração dos visitantes. É possível citar o valor que essa peça adicionou ao MUSV que certamente leva aos cidadãos conhecimento acerca da estrutura óssea de um suíno adulto, cumprindo o papel social da instituição.

Para ter acesso ao trabalho na integra, clique aqui.

SOUZA, Camila S. de; OUBA, Ammanuel; SILVA, Murilo H. D. da; GASPAR, Camila F.; COSTA, Jader T. R.; DIAS, Leticia M.; MARTINS, Edivaldo A. N.. PARTICULARIDADES DA MONTAGEM DE ESQUELETO SUÍNO: relato de experiência. In: 12° JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 12., 2020, Poços de Caldas. Anais da Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS - Volume 12 - 2020. [S.L.]: Ifsuldeminas, 2020. p. 1-4.


PROJETO APRENDENDO NO MUSEU DE ANATOMIA VETERINÁRIA: relato de experiência


O Museu de Anatomia Veterinária do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho (MUSV) surgiu através da iniciativa de professores e técnicos administrativos em maio de 2015. O museu de anatomia veterinária foi aberto ao público em outubro de 2019 como uma nova oportunidade de atividade cultural e de lazer no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Além disso, as atividades lúdicas e de visitação servem como complemento ao ensino teórico. A abertura deste espaço trouxe inúmeras possibilidades de estudo, como local de aprendizagem ativa e integração entre os estudantes de medicina veterinária. Com o museu, públicos como alunos de ensinos fundamental e médio, bem como a população em geral, têm a seu alcance novas oportunidades de aprendizado acerca de animais domesticados, que podem contribuir com a descoberta de uma nova carreira, uma nova opção de lazer e, principalmente, uma nova fonte de conhecimento.  

Para ter acesso ao trabalho na integra, clique aqui.  

SOUZA, Camila S. de; OUBA, Ammanuel; SILVA, Murilo H. D. da; GASPAR, Camila F.; COSTA, Jader T. R.; DIAS, Leticia M.; MARTINS, Edivaldo A. N.. PROJETO APRENDENDO NO MUSEU DE ANATOMIA VETERINÁRIA: relato de experiência. In: 12° JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 12., 2020, Poços de Caldas. Anais da Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS - Volume 12 - 2020. [S.L.]: Ifsuldeminas, 2020. p. 1-4.


TÉCNICA DE MONTAGEM DE UM ESQUELETO DE EQUINO PARA FINS MUSEOLÓGICOS: relato de experiência.


A montagem de esqueleto tem fundamental importância para o aprendizado técnico científico no meio acadêmico, auxiliando na identificação de características anatômicas e filogenéticas bem como para fins didáticos. Um cadáver de uma égua foi doado para o setor de preparação de peças anatômicas do Museu de Anatomia Veterinária do IFSULDEMINAS - campus Muzambinho. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência e a técnica realizada para montagem de um equino para exposição no Museu de Anatomia Veterinária. Após concluída a montagem, percebeu-se a complexidade do processo de confecção de um esqueleto, desde a maceração até a montagem. Todo o processo foi completado em 180 horas, durante 5 meses.  

 Para ter acesso ao trabalho na integra, clique aqui.

OUBA, A.; SILVA, M. H. D.; SOUZA, C. S.; GASPAR, C. F.; MARCOLINO, B. E. P.; MARTINS, E. A. N.. TÉCNICA DE MONTAGEM DE UM ESQUELETO DE EQUINO PARA FINS MUSEOLÓGICOS: relato de experiência. In: 11ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 8° SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 11., 2019, Inconfidentes. Anais da Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS - Volume 11 - 2019. Pouso Alegre: IFSULDEMINAS, 2019.


AVALIAÇÃO DE TRÊS TIPOS DE MATERIAIS PARA TAXIDERMIZAÇÃO DE COELHOS

Taxidermia significa a "técnica de preservar animais e exibi-los tal como quando vivos”. Vários materiais já foram utilizados para a realização da técnica de taxidermia. Entretanto, são escassos os trabalhos que reportam os resultados obtidos com cada material nas diferentes espécies. Objetivou-se com a realização deste trabalho avaliar três materiais de baixo custo para realização da técnica de taxidermia em coelhos. Conclui-se que o algodão foi o material que apresentou melhor resultado na realização da taxidermia, principalmente por manter a forma original.

Para ter acesso ao trabalho na integra, clique aqui.

OUBA, A.; MARTINS, E. A. N.. AVALIAÇÃO DE TRÊS TIPOS DE MATERIAIS PARA TAXIDERMIZAÇÃO DE COELHOS. In: 10° JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 10., 2018, Muzambinho. Anais da Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS - Volume 10 - 2018. Pouso Alegre: IFSULDEMINAS, 2019.